Notícias

23/11/2017

Compra de medicamento é determina pelo fator preço

Mercado

A cada quatro consumidores, três costuma pesquisar valores

 

No último mês de outubro, a XP Investimentos realizou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo da população em farmácias. Com a participação de mais de mil consumidores brasileiros, o estudo revelou que o preço é o grande fator de escolha de qual medicamento levar para casa, seja entre marca e genérico, entre genéricos ou entre marcas de não prescritos. A cada quatro consumidores, três afirmam pesquisar preços antes de comprar um medicamento. Do total de entrevistados, 36% afirmam adquirir algum produto em drogarias toda semana, 26% compram apenas uma vez por mês e 25% a cada 15 dias. Dos produtos mais comercializados, 90% buscam medicamentos, enquanto 40% procuram produtos de higiene e beleza e 36% suplementos alimentares, salientando o esforço dos varejistas em aumentar a participação dos não medicamentos nas vendas.

Diferentemente do que acontece em outros segmentos varejistas, nas farmácias o atendimento é o principal atributo ao escolher um estabelecimento (27%), seguido pelo preço (25%) e localização (20%).

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico