Medicamentos Equivalentes

O que significa medicamento similar intercambiável?

Medicamento similar cujos estudos de equivalência farmacêutica, biodisponibilidade relativa/bioequivalência ou bioisenção frente ao seu referência tenham sido apresentados, analisados e aprovados pela ANVISA.

  • Composição

    Os similares intercambiáveis, assim como os genéricos, contêm o mesmo princípio ativo, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, podendo diferir em alguns detalhes como o tamanho, forma, cor do produto e rotulagem.

  • Anvisa

    Através da RDC 58, em 2015, foi determinado que os medicamentos similares podem ser intercambiáveis, ou seja, podem substituir o medicamento referência no momento da compra na farmácia, assim como já era feito com os genéricos desde o ano 2000.

  • Identificação

    São identificados pelo nome comercial ou marca enquanto que os genéricos são identificados pela substância ativa e contém a letra “G” em sua embalagem. Nas bulas dos medicamentos similares intercambiáveis constará a frase “MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA”

  • Medicamento equivalente

    Confira a Lista de Medicamentos Intercambiáveis pela ANVISA. Clique aqui!